De acordo com SCHNAID, 2012, os ensaios de cone e piezocone caracterizam-se internacionalmente como uma das mais importantes ferramentas de prospecção geotécnica. Contudo, em 2015 a NBR 12069:1991 que padronizava seus procedimentos e equipamentos foi cancelada pela ABNT com a justificativa de desuso do meio técnico.

Procedimento

Introdução de uma ponteira cônica no terreno, a uma velocidade constante de 20 ± 0,5 mm/s, cujo cone padrão possui vértice de 60º e área de ponta de 10 cm2, com o auxílio de um equipamento de prensagem em sistema mecânico, elétrico ou piezocone.

a) Cone mecânico: caracterizado, na superfície, via transferência mecânica das hastes, dos esforços necessários para cravar a ponta cônica (qc) e do atrito lateral (fs) do terreno;

b) Cone elétrico: adaptação de células de carga instrumentadas eletricamente que permite medir (qc) e (fs);

c) Piezocone: além das medidas elétricas de (qc) e (fs), permite a contínua monitoração das pressões neutras geradas durante a cravação a partir de sensores de poropressão que devem ser cuidadosamente calibrados.

==> Procedimentos de manutenção e calibração devem contemplar todos os componentes (equipamentos) do sistema.

Equipamentos

a) Equipamento de cravação: estrutura de reação sobre a qual é montado um sistema de aplicação de cargas, mediante acionamento de um pistão por uma bomba hidráulica acoplada a um motor à combustão ou elétrico;

b) Ponteira: elemento, composto por cone, luva, filtro e célula de carga, que penetra o solo e efetua as medidas que caracterizam o ensaio. Deve-se adequar sua geometria externa ao tipo de solo a ser prospectado e ao equipamento de cravação;

c) Sistema de transmissão de dados: sistema automático que, por meio de programas computacionais simples, permitem o gerenciamento do processo e armazenamento das medidas in situ por meio da interação entre um conversor analógico/digital e um computador.

c1) Sistema cabeado: utilizam cabo elétrico na transmissão digital ou analógica de dados;

c2) Sistema wireless (sem cabos): utilizam sistema digital ótico ou sonoro;

c3) Sistema com cartão de memória: para armazenamento de dados e posterior transferência;

c4) Sistema híbrido: wireless com armazenamento paralelo em cartão de memória.

==> A alimentação elétrica da ponteira pode ser efetuada por fonte localizada na superfície, através de cabo ou com uso de baterias e pilhas alojadas na parte eletrônica do cone.

d) Acessórios: elementos complementares, dentre os quais se destacam as hastes e os redutores de atrito.

Inovações no CPT/CPTu

a) Amostrador de solo;

b) Sensor para aquisição de ondas sísmicas (SCPTU);

c) Dispositivo para medição de resistividade elétrica do solo (RCPTU) adotado para investigação de áreas contaminadas;

d) Cone-pressiômetro.

Bibliografia

ABEF – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS DE ENGENHARIA DE FUNDAÇÕES E GEOTECNIA. Manual de Execução de Fundações e Geotecnia – Práticas Recomendadas. São Paulo: PINI, 2012.

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12069: Solo – Ensaio de penetração de cone in situ (CPT) – Método de ensaio. Rio de Janeiro, 1991.

ALONSO, U.R. Previsão e controle das fundações. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 1991.

CINTRA, J.C.A.; AOKI, N.; TSHUA, C.H.C.; GIACHETI, H.L. Fundações: ensaios estáticos e dinâmicos. São Paulo: Oficina de Textos, 2013.

MORAES, M. C. Estruturas de fundações. São Paulo: McGraw-Hill, 1976.

REBELLO, Y.C.P. Fundações: guia prático de projeto, execução e dimensionamento. São Paulo: Zigurate Editora, 2008.

SCHNAID, F.; ODEBRECHT, E. Ensaios de campo e suas aplicações à engenharia de fundações – 2 ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.

VELLOSO, D.A.; LOPES, F.R. Fundações, Volume 1 – 2 ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

Eng. Me. André Luís L Velame Branco Projetista, Professor e Consultor de Cálculo Estrutural

Pela proposta de valor diferenciada oferecida pela ALL VELAME Projetos de Estruturas, existe um amplo leque de potenciais projetos locais e em outros estados e regiões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *